A beleza ao alcance do garfo

Acredite, você pode diminuir a ação dos radicais livres mudando os hábitos alimentares

 

Portrait of beautiful young woman eating salad in the home garden.

Combater os radicais livres pode ser muito mais fácil do que se imagina. Muito se fala em cosméticos que prometem combater a flacidez e fatores de envelhecimento, mas o começo de tudo está dentro de casa, na nossa cozinha.

Quando o assunto é a beleza da pele invariavelmente a conclusão é que o rosto reflete o que a boca ingere. E não é só o rosto, não, a cintura e os quadris também refletem aquilo que se come. Pesquisas desenvolvidas apontam o açúcar como sendo um dos mais recentes vilões quando se trata dos radicais livres. Se os doces, em geral, estavam proibidos para quem quer emagrecer, eles entraram na lista dos proibidos também para aqueles que buscam a eterna juventude ou que, no mínimo, pretendem retardar a ação dos famigerados radicais livres, das rugas e da celulite.

Especialistas em Dermatologia explicam que depois dos radicais livres e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento da pele é a glicação, ou seja, o processo de ligação entre a molécula de glicose maléfica com uma proteína saudável formando o chamado AGE, um complexo de proteína e açúcar rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, ocasiona o aparecimento das rugas.

Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Para combatê-los e evitá-los, existe uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos.

Laboratórios farmacêuticos tem se empenhado nas pesquisas para produzirem os limpadores de AGEs assim como também na descoberta de produtos que impeçam a sua formação.

Enquanto tais produtos estão em fase experimental, é possível diminuir os efeitos citados através dos hábitos alimentares. Isso parece ser mais difícil do que esperar pelos cosméticos específicos!

Os especialistas explicam que toda refeição deve ser iniciado com a proteína, ou seja, comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos.

As preparações a milanesa devem ser feitas com nozes moídas, ou farelo ou farinha de aveia para a crosta. Adquira o hábito de ingerir amêndoas e quinoa às refeições. A quinoa é um cereal muito saboroso e pode ser usado em preparações salgadas.

As maçãs são poderosas antioxidantes, coma pelo menos três, todos os dias. Pode ser de qualquer tipo.

Os peixes – principalmente salmão, anchova, sardinha e arenque – são fontes de Ômega 3. Prefira-os grelhados.

Não esqueça as fibras: feijões, lentilhas e ervilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar a gordura. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar.

Beba 6 a 8 copos de água pura por dia e fique bem longe do café. Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras. Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros. Use e abuse do chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição, neste caso é importante consultar o médico.

Leia Também

CUIDE DA DOR DE GARGANTA!

 A dor de garganta geralmente não é levada muito a sério. Por isso, é comum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *