Brilhando bonito na folia de momo

Carnaval, tempo de diversão, maquiagem colorida e brilhante; aproveite a festa sem estragar a sua pele

 

Para fixar o brilho na pele, use sempre maquiagem. Para fixar o glitter, por exemplo, uma boa “cola” é sombra cremosa ou corretivo / GB Imagem

É Carnaval. E Carnaval combina com fantasias, brilhos, tintas, sprays, purpurinas, lantejoulas, glitters, quanto mais colorido e brilhante, melhor. Mas alguns dos adereços que ficam em contato com a pele podem causar reações alérgicas. E isso compromete a beleza e o humor de qualquer um. Por isso é preciso alguns cuidados quanto à maquiagem e os adereços usados para incrementar a fantasia.

Os sprays de tinta de cabelo devem ser usados com cuidado.  Tais produtos têm com pigmentos temporários e de fácil remoção, mas apesar disso podem causar reação alérgica. O recomendado é fazer um teste antes de usar, passando um pouco do produto na região anterior ao antebraço. Além disso, logo após a folia, lave bem o couro cabeludo e os fios.

Cuidado também com as tintas usadas para colorir a pele. Canetas, tinha guache e similares devem ser evitadas, pois em contato com a pele podem causar irritações graves.

O glitter pode ser aplicado em todo o rosto e corpo, mas dê preferência aos específicos de maquiagem, que são feitos de plástico não-tóxico. A cor deles não irrita e não mancha a pele e o glitter cosmético é mais fino. Mas é necessário ter cautela ao aplicar na região dos olhos, é bom evitar aplicar muito próximo aos olhos, pois são mais sensíveis e para que não grudem nos cílios, evitando pequenas lesões nas córneas e conjuntivite. Para colar o brilho à pele, use sempre corretivos e sombras cremosas. Depois da festa, para retirar o glitter, use demaquiantes à base de óleo específico para a área dos olhos. Não durma com a pele maquiada e muito menos com glitter.

Purpurina e lantejoulas também fazem parte da composição das fantasias carnavalescas, mas quando compramos esses enfeites, deixamos guardados por muito tempo, não observando a validade do produto quando se vai usar novamente.

Nesse período, muita gente experimenta novos produtos no rosto e, para evitar o problema, procure por adesivos e tintas que são específicos para a face ou teste o produto em um pequeno espaço de pele com antecedência.

Outro cuidado importante, que não é aplicado na pele, mas pode ter contato com ela, é com relação às neves artificiais. O seu uso requer cuidados, devido às substâncias que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas e urticárias, e irritações nos olhos e garganta. As crianças são as mais propensas a desenvolver esse tipo de reação, pois brincam com a espuma e levam as mãos no rosto.

Devido à transpiração, as maquiagens à prova d’água são as mais indicadas, pois elas evitam que a maquiagem escorra e atinja os olhos ou irrite as regiões do pescoço e nuca. Além disso, a textura oil-free também é uma ótima alternativa, já que confere mais aderência à pele e evita o brilho extra. Após a limpeza da pele para retirar a maquiagem, hidratantes com ativos calmantes e água termal podem ser usados.

Carnaval é folia, mas é necessário ter cuidados. O filtro solar é o item mais importante; ele pode ser de toque seco, para controlar a oleosidade excessiva, e ainda ter cor de base. Procure limpar a pele com solução micelar, que não desidrata, antes de começar a se maquiar. Após esse passo, você pode aplicar um primer, que ajuda o make a aderir melhor à pele. Por fim, o filtro deve ter no mínimo FPS 30 para evitar os danos provocados pelas radiações solar.

Tomando todas essas precauções, tenha uma excelente folia!

Leia Também

Apagou as velinhas

Marco Nanini completou 70 anos de idade. O ator sempre bem humorado, de bem com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *