Cuide da pele durante a noite

Os cosméticos são poderosos aliados para garantir a saúde e a beleza da pele. Prefira sempre aqueles cuja procedência seja de qualidade reconhecida, leia os rótulos para conhecer a sua formulação. Bom mesmo é seguir a orientação do dermatologista / GB Imagem

Cuidar da pele do rosto deveria ser um hábito, uma rotina para todas e todos. E não estamos falando de tratamentos rejuvenescedores e apenas de cosméticos, estamos falando simplesmente de limpeza diária, pequenos cuidados que fazem grande diferença na estética e principalmente na saúde da pele. Estamos falando de lavar bem o rosto antes de dormir, nunca deitar-se com maquiagem, não espremer cravos e espinhas, usar creme hidratante e fazer do protetor solar o seu amigo fiel, aquele do qual você se lembra de usar todos os dias, chova ou faça sol.

Os cosméticos ajudam bastante nesta tarefa de manter a pele saudável, na hora de escolher fique atento quanto à sua formulação e modo de usar, pois existe uma infinidade deles e todos são bem específicos. Se durante o dia o protetor solar é fundamental, os produtos descritos para serem usados à noite podem fazer uma verdadeira revolução.

É que durante a noite acontece a renovação celular. O uso de cosméticos noturnos com bons princípios ativos dá à pele mais hidratação, viçosidade e maciez.

Quase todos os homens e mulheres gostam de usar produtos para eliminar acne, rugas, estrias, flacidez, entre outros artifícios para amenizar as indesejáveis marcas do tempo. Há no mercado, entretanto, muitas opções de cosméticos que podem ser usados durante o dia e à noite. Mas, como saber qual é o ideal?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cosméticos noturnos são mais relevantes e benéficos para a pele. Durante a noite, acontece a renovação celular da pele devido a estímulos hormonais, portanto, antes de dormir, é importante reforçar a pele com cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular.

Como explicado anteriormente, o mais indicado é fazer bastante uso do filtro solar e da maquiagem. Já à noite, momento em que estamos em casa mais tranquilos, é bom usar produtos para a face, área dos olhos, colo e pescoço. Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viçosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. A diferença vai ser sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia, como sol, poluição, cigarro, entre outros.

Durante o sono os hormônios entram em ação e promovem uma revolução no organismo. Além do descanso, durante o repouso, ocorre a renovação celular. Também é o momento ideal para ação dos cosméticos específicos para uso noturno / GB Imagem

É fundamental antes de aplicar os cosméticos noturnos, utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono.

E a maneira como os cosméticos noturnos são aplicados fazem a diferença. Faça a aplicação sempre com movimentos antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação que facilita a absorção, ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo, ensinam os especialistas no assunto.

E quais são os melhores princípios ativos para a noite?

Os renovadores são ácido retinóico; ácido glicólico e ácido mandélico; ácido hialurônico; GPS; Aquaporine active; NMF e o exclusivo sistema com ação global sobre todas as manifestações do envelhecimento cutâneo, Anti-OX Night. Ele contém alta concentração de bioativos de última geração para combater a formação de radicais livres, promoverem hidratação intensa e intensificar o ciclo de reparação celular durante o sono.

Os tensores e firmadores são o  Tensine; Raffermine; liftiline e DMAE.

Estimuladores de colágeno são importantes, fique de olho no Densiskin; Procollasyl; hidroxiprolisilane; Redens’in e gatuline expressions.

Não esqueça os nutritivos tais como Vitamina C; vitamina E; e oligoelementos (zinco, cobre e selênio).

Fundamental também são os elementos antioxidantes tais como chá verde; coffeeskin; melscreen e phicojuvenine.

Os específicos para os olhos como redutores de olheiras são encontrados no  ácido kójico e ácido fítico.

Como saber onde estão estes princípios ativos? Leia os rótulos, procure produtos cuja marca seja de qualidade comprovada e, mais importante, consulte um dermatologista antes de optar por este, ou aquele.

Leia Também

Conhecendo os causadores das manchas

As manchas na pele devem ser tratadas, mas do modo certo  Tempo de inverno também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *