Fevereiro, um ótimo mês para visitar o Uruguai

Eventos no país marcam a cultura, tradição e história no segundo mês do ano

 Você está pensando em viajar em fevereiro, mas ainda não escolheu o destino? Uma dica é nosso vizinho, o Uruguai. Até o final do Verão, o país traz uma programação intensa.

Nesta época do ano, por todo o Uruguai tem shows, festivais gastronômicos e muito mais. Um dos eventos mais famosos, que tem a participação de toda a população é o carnaval, considerado o mais longo do mundo, por seus aproximados 50 dias de celebração, possui importância pela tradição e reconhecimento à cultura do Uruguai. No dia 7 e 8 de fevereiro, acontecem os extraordinários desfiles de chamadas, ou “Desfile de Llamada”, na capital Montevidéu. O evento leva à Avenida 18 de Julio, a principal da capital, mais de 2500 pessoas tocando em uníssono os tambores do Candombe (uma dança com atabaques típica da América do Sul), o que forma a maior bateria do planeta.

Na cidade Villa Soriano, no Departamento de Soriano – que concentra grande parte da beleza natural do país, acontece o “Festival Grito de Asencio”. O Departamento celebra todo mês de fevereiro a sua importante participação na luta pela independência através de uma marcha a cavalo, percorrendo as principais cidades que testemunham a história, onde se desenvolveu o chamado “Grito de Asencio” / GB Imagem

Ainda no ritmo de carnaval, o “Desfile de Llamada del Interior” acontece em Durazno. O evento que alegra o interior uruguaio num sábado, 16 de fevereiro, é um dos mais importantes dessa região.

Nas cidades de Colônia e Carmelo acontecem nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro a “Festa Nacional da Uva”, que oferece exposições, espetáculos de artistas nacionais e internacionais, passeio de compras e comida, parque de diversões e diversas brincadeiras para as crianças. A festa tem um perfil bem familiar, portanto é considerada excelente para todas as idades e gosto.

Ainda em Carmelo, no dia 16 de fevereiro acontece o “Uva & Vino Point”, o evento que corre as cinco regiões do país definidas pelo Ministério do Turismo: Centro Sul, o corredor dos Pássaros Pintados, a região Norte, a região Leste e a Região Metropolitana, traz à pequena Toscana latino-americana diversas atividades para toda a família com entrada livre e gratuita. O intuito é promover junto à população e visitantes a cultura do vinho e gastronomia, por meio da geração de atividades de valor para todos: como “food trucks”, jogos infantis, degustação de vinhos, feira com produtos locais e shows artísticos. A degustação de vinhos é regulada para maiores de 18 anos convidados a apreciá-los com moderação.

Quem estiver por Rocha nos primeiros dias de fevereiro, 1 e 2 mais precisamente, poderá acompanhar o encontro de artistas de escultura de areia, que ocorrerá na “Playa Bahía Grande” em La Paloma. O 6º “Castillos en la Arena” é uma confraternização entre os artistas de toda América Latina desenvolvedores desse tipo de obra. Organizado pelo Gerenciamento de Destinos de Rocha o acontecimento traz ao turista a oportunidade de ver ao vivo como são as construções das magnificas esculturas feitas com areia.

Voltando a Montevidéu, no dia 2 de fevereiro acontece no parque Rodó, exatamente em “Playa Ramirez”, a festa de celebração a Iemanjá. É um ritual onde tradições de origem afro-brasileira se misturam e chamam a atenção do público local. Na celebração é prestada homenagem à deusa do mar através de oferendas lançadas ao Rio da Prata em “baruinhos” de madeira.

E terminando o mês, dia 23, na cidade Villa Soriano, no Departamento de Soriano – que concentra grande parte da beleza natural do país, acontece o “Festival Grito de Asencio”. O Departamento celebra todo mês de fevereiro a sua importante participação na luta pela independência através de uma marcha a cavalo, percorrendo as principais cidades que testemunham a história, onde se desenvolveu o chamado “Grito de Asencio”. Este evento tradicionalista que chama a atenção em toda a região é organizado pela União de Instituições Tradicionalistas de Soriano, com apoio da Intendência de Soriano.

Se você gosta de praia, o Uruguai tem muitas. Punta del Este é reconhecida internacionalmente como um dos principais balneários da América. Está localizado no Departamento de Maldonado, a apenas uma hora e meia da capital do país. Isso oferece ao visitante uma ampla oferta de lazer, que inclui uma sala de exposições, restaurantes, discotecas, galerias de arte, cinemas, teatros e uma agitada vida noturna.

Punta del Este é reconhecida internacionalmente como um dos principais balneários da América e oferece ao visitante uma ampla oferta de lazer, que inclui uma sala de exposições, restaurantes, discotecas, galerias de arte, cinemas, teatros e uma agitada vida noturna, além claro, de lindas praias / GB Imagem

Punta del Este é  escolhida para a realização de grandes festas de luxo, desfiles de marcas de prestígio e uma ampla gama de propostas culturais de grande dimensão, como o Festival Internacional de Jazz, o Festival Internacional de Cinema ou exposições de renomados artistas contemporâneos. Por outro lado, Punta é considerada um destino natural único. Com mais de 20 quilômetros de litoral e altas montanhas com vista para o mar, o balneário também oferece lugares e paisagens encantadoras para quem procura tranquilidade absoluta. O ponto de encontro de suas duas praias mais famosas,  Playa Mansa e  Playa Brava, é o final do Rio da Prata e o começo do Oceano Atlântico. Essa condição faz com que seja um destino ideal para banhos tranquilos ou a prática de esportes como surf, windsurf, jet-ski, vela, iatismo, polo, golfe e tênis.

O país vizinho oferece muitos eventos que ocorrem durante o período de verão. Caso o visitante estiver por lá, pode conferir outras dicas no site www.turismo.gub.uy. Com certeza um roteiro diferente para você fazer sozinho ou acompanhado de amigos ou familiares. Procure já seu agente de viagens e boas férias!

Leia Também

‘Blocão’ pode ser pedra no caminho da prefeita de Silva Jardim

Segundo e terceiro colocados no pleito de 2016 podem dar as mãos em 2020 À …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *