O que é alergia?

Alergia é uma palavra que tem servido para descrever vários sintomas que vão desde uma simples coceira até um fechamento da glote.
Especialistas definem alergia como sendo uma resposta exagerada do nosso corpo a algum tipo de substância estranha. No entanto, nem toda reação alérgica tem a mesma origem ou causa os mesmos sintomas. Algumas reações alérgicas são notadas de imediato, enquanto que outras podem levar de 24 a 72 horas para se manifestarem.

A reação alérgica imediata, chamada de alergia tipo 1, é quando uma substância que pode causar alergia entra em contato com a pele, ou entra em contato com o organismo através de inalação ou ingestão, liga-se a anticorpos que desencadeiam uma série de reações e libera histamina, a principal responsável pela coceira, vermelhidão e inchaço que surge na pele de pessoas alérgicas, sintomas esses que aparecem em poucos minutos ou horas após o contato. É bom lembrar que não somente a pele é afetada pelas reações alérgicas; além das dermatites e urticárias, sintomas respiratórios, como rinite ou asma, e gastrointestinais, tais como vômito, diarreia e dor abdominal, também fazem parte desse quadro.

Uma alergia bem popular é a alergia a certos alimentos, principalmente entre crianças e jovens. Em condições normais, as paredes do intestino impedem absorção da maioria das substâncias estranhas, contudo algumas dessas substâncias acabam sendo absorvidas e estimulam a produção dos anticorpos responsáveis pelas reações alérgicas. A maioria das crianças produz pequenas quantidades de anticorpos contra diferentes tipos de alimentos durante o primeiro ano de vida, os quais desaparecem com o tempo, explicando melhor conforme as crianças se desenvolvem as alergias a certos alimentos desaparecem. Entretanto, tais anticorpos também podem passar a serem produzidos em maiores quantidades conforme o crescimento das crianças e daí a alergia persistirá talvez até o final da vida adulta.

Na lista dos alimentos que mais causam alergia está à proteína do leite, do ovo, do amendoim, da soja, peixes, frutos do mar e nozes.
Para entender melhor a alergia ao leite, vale explicar que o leite de vaca contém uma série de proteínas alergênicas, como a caseína, a lactoalbumina e a lactoglobulina. Se a criança desenvolve alergia a qualquer uma dessas proteínas, geralmente apresenta diarreia, constipação ou, em outros processos alérgicos, pode apresentar eczemas e asma.

Alguns alimentos considerados como parte da dieta atual, tais como papaia, kiwi, gergelim, mostarda e canola também são intolerados por determinadas pessoas.

Leia Também

Copa do Mundo evidencia baixo poder de investimento municipal

A incapacidade de investimentos dos municípios brasileiros ficou muito evidente com a não realização ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *