Renovação com Águas de Juturnaíba teria sido para atrair investidores

CPIs vão investigar contrato com concessionária que abastece três municípios

 cpiA renovação da concessão para a exploração do serviço de abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto nos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim com a Concessionária Águas de Juturnaíba, do grupo Águas dos Brasil – formada pelas empresas Developer, Queiroz Galvão, Trana Construções e Construtora Cowan – teria sido assinada muito antes do vencimento para facilitar a obtenção de novos investidores pelo grupo. A afirmação foi feita ontem à tarde por Luiz Carlos Xavier, ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, tio do ex-prefeito Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão, que assinou pelo município onde é feita a captação da água que abastece as três cidades. Luiz falou isso ao sair em defesa do sobrinho, que a exemplo do ex-prefeito de Araruama, André Monica e da prefeita de Saquarema, Franciane da Conceição Gago, assinou a renovação sem consultar a Câmara de Vereadores, que teria de aprovar em plenário a permissão para que o prefeito assinasse a renovação.

Com 25 anos de duração, a concessão dada à concessionária vai até 2023, mas foi ampliada por mais 25 anos quando ainda faltavam 11 anos para ela findar. Essa prorrogação, pelo que externou o ex-secretário de Fazenda de Silva Jardim, facilitaria as coisas para o grupo que controla a concessionária, funcionando como uma atração maior aos olhos de possíveis novos investidores. Ontem vereadores de Silva Jardim confirmaram que a proposta de criação de uma Comissão de Inquérito será votada no dia 17 de fevereiro, primeira sessão ordinária da legislatura de 2014. No município de Araruama a CPI deverá ser votada no dia 3 de fevereiro. Nos três municípios, além de apurar como se deu a renovação da concessão, os vereadores pretendem investigar também se os prefeitos receberam alguma ajuda da concessionária para a campanha eleitoral de 2012. Dos três gestores municipais apenas Franciane conseguiu se reeleger.

Na manhã de ontem o silvajardim.com ouviu o superintendente da Concessionária Águas de Juturnaiba, Carlos Gontijo sobre as comissões de investigação que serão abertas nas câmaras das três cidades. Ele afirmou que a empresa só vai se pronunciar sobre o assunto depois de comunicada oficialmente sobre a investigação.

Leia Também

TCE SUSPENDE LICITAÇÃO EM SILVA JARDIM

A contratação de empresa para em serviços de remoção e transporte de lixo público em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *