Saiba como cuidar dos fios brancos

Uma ideia para camuflar os fios brancos é recorrer à balayage quando o cabeleireiro mescla os fios brancos naturais com outros descoloridos através de processo químico / GB Imagem

Os fios que perderam a coloração precisam de cuidados especiais por serem mais suscetíveis ao ressecamento, quebra e danos causados pela radiação ultravioleta, como o amarelamento.
O envelhecimento é um processo natural que ocorre com todas as pessoas e que vem acompanhado de uma série de mudanças em nosso corpo, inclusive com o surgimento de fios brancos. Eles aparecem geralmente entre 35 e 45 anos de idade em homens e mulheres, mas podem dar sinais até mesmo aos 20 dependendo da predisposição genética de cada pessoa; os fios brancos são causados pela queda da produção de melanina que ocorre naturalmente quando envelhecemos devido a um processo chamado de apoptose, ou seja, a morte dos melanócitos, células produtoras de melanina. Além disso, fatores como estresse, deficiências hormonais e nutricionais também podem contribuir para o surgimento precoce dos fios brancos.
Logo, o aparecimento dos fios brancos é inevitável. Por isso, quando surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e sim entender como tratá-los para que se mantenham saudáveis e bonitos, já que estes têm propriedades diferentes dos cabelos que ainda possuem cor.
Por isso, se você decidir assumir seus brancos, o primeiro passo é esperar. Isso por que não existem maneiras de tornar seu cabelo completamente grisalho do dia para a noite. Mas se você quer acelerar o processo, uma boa dica é apostar em um corte curto, o que evita o incômodo do contraste na cor e textura entre a raiz e as pontas enquanto os fios brancos estão crescendo. Entretanto, para quem quer manter as madeixas longas, a alternativa é visitar um cabeleireiro para ir ajustando o tom dos fios gradualmente até que os cabelos brancos se tornem maioria em sua cabeça.
Além disso, é importante você alterar um pouco a sua rotina de beleza para cuidar dos fios brancos, adicionando, por exemplo, o uso de shampoos e condicionadores violetas, que vão ajudar a manter seus cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol. O ideal é usar o “xampu roxinho” uma vez por semana. Para amenizar o ressecamento e a quebra, o ideal é realizar uma reconstrução capilar através de hidratações semanais com máscaras concentradas. Já para proteção contra os raios UV é necessário o uso de produtos capilares com FPS, além de chapéus com proteção UV, óleos e brumas.

Se a sua alternativa for assumir inteiramente os fios brancos, sua cabeleira pode ser chique e muito atual. Apenas preste atenção a alguns cuidados especiais e use produtos específicos para cabelos grisalhos / GB Imagem

Mas, se os fios brancos começaram a aparecer e você ainda não quer assumi-los não é necessário mudar sua rotina de beleza com os cabelos. Já com relação a coloração para cobrir os grisalhos, o ideal é que seja feita quando seu cabelo está cerca de 30% branco. Depois, se decidir por cobrir os brancos, é fundamental escolher o tipo correto de tinta. Se seus cabelos já estão predominantemente brancos, a coloração permanente é a ideal. Já se você conta com uma quantidade menor de fios grisalhos, a coloração semipermanente já é o suficiente. Mas é importante ressaltar que ambas as opções têm os seus problemas. Enquanto a tinta permanente irá deixar uma linha mais distinta quando seus cabelos estiverem crescendo, a tinta semipermanente vai sair aos poucos quando seus cabelos forem lavados e logo não vai mais cobrir os brancos tão bem. Outra alternativa então é fazer uma balayage, o que vai camuflar os fios brancos e fazer com que pareçam luzes, tornando o visual do cabelo mais natural. Por fim, é importante lembrar que assumir os cabelos brancos ou não é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível sim que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e com aparência chique.

Leia Também

Saiba diferenciar os medicamentos

Os medicamentos biossimilares são formulados a partir de materiais biológicos e mais complexos do que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *