Batata Assada

A batata frita é uma verdadeira unanimidade. E ainda pode ser assada na própria casca e recheada de modo diverso / GB Imagem

Escolha batatas grandes e bem bonitas e lave-as com uma escovinha, enxágue bem para tirar qualquer vestígio de terra. Faça isso com cuidado para não ferir a casca.

Enxugue bem as batatas e embrulhe no papel alumínio. Leve ao forno preaquecido por cerca de uma hora e meia, até que os dentes do garfo penetrem facilmente na polpa. Está pronta. Basta acrescentar o recheio de sua preferência. Veja algumas dicas:

Recheio de frango

Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga; 1 dente de alho amassado; 200 gramas de peito de frango picado; sal a gosto; 1 copo de requeijão cremoso; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manjericão picados. Preparo: Num recipiente, leve a manteiga ao micro-ondas em potência alta por meio minuto. Junte o alho e o frango. Volte ao micro-ondas, em potência alta, por seis minutos, mexendo na metade do tempo. Tempere com o sal a gosto. Misture o requeijão e o suco de limão formando um creme espesso. Junte o frango refogado e o manjericão. Misture bem e recheie as batatas.

Recheio de Bacon

Ingredientes: 16 fatias de bacon picadas; 4 colheres (sopa) de cebola picada; 1 copo de requeijão cremoso; 2 colheres (sopa) de orégano; 2 pitadas de pimenta-do-reino. Preparo: Numa frigideira sem gordura nenhuma ponha o bacon e leve ao fogo brando até dourar ligeiramente. Junte a cebola e deixe dourar bem sem torrar. Adicione o requeijão e os demais condimentos. Misture bem. Sirva sobre as batatas assadas, já cortadas ao meio.

Recheio de Pasta de Gorgonzola

Ingredientes: 150 gramas de queijo tipo Gorgonzola; 200 gramas de creme de leite azedo; 200 gramas de creme de leite fresco (ou 1 xícara de creme de leite em lata); 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1/2 xícara de azeitonas pretas. Numa tigela, misture o queijo com o creme de leite azedo. Preparo: Bata o creme de leite fresco até ficar firme, em ponto de chantilly e acrescente delicadamente o queijo misturado com o creme de leite azedo. Tempere com o suco de limão e a pimenta. Recheie as batatas, decore com as azeitonas e sirva a seguir. Dica: Para azedar o creme de leite, fresco ou enlatado, junte 1 colher (sopa) de suco de limão para cada xícara de creme. Esta pasta também serve como acompanhamento de torradinhas ou sanduíches.

Artigo anteriorEstado do Rio registra média de 14,9 estupros por dia, em fevereiro
Próximo artigoTortinha de Morango