
A maioria das pessoas no mundo inteiro ainda não se conscientizou sobre a importância de se economizar água, sobre a importância de preservar o Planeta. É tudo como se a recomendação não passasse de cena de filme de ficção. No entanto, a realidade está aí, batendo à nossa porta. O Planeta Terra pede socorro.
Falando da realidade brasileira, já faz alguns anos que alguns Estados da região Sudeste padecem com a seca e consequente baixa nos níveis das represas que compromete significativamente o abastecimento da população. A seca é uma constante no Nordeste brasileiro, sendo que algumas regiões do Rio Grande do Sul também estão experimentando a sua maior seca dos últimos setenta anos. E não é mais possível pensar que essa situação acontece apenas por motivos naturais; ela é resultado da má ação humana para com o planeta.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização as Nações Unidas (ONU), no dia 22 de fevereiro de 1993, declarando que todo o dia 22 DE MARÇO de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água.
Prevê o documento assinado na época que, neste dia, fossem promovidas atividades concretas para a conscientização pública e difusão de documentos que versam sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações propostas pela “Agenda 21”, o documento com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
A cada ano, uma agência diferente da ONU produz um kit para a imprensa sobre o Dia Mundial da Água. Este material tem como objetivos principais aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação e conservação das fontes de água potável e aumentar a consciência dos governos, das agências internacionais, das organizações não governamentais e do setor privado sobre o assunto.
As instituições de ensino, geralmente, neste dia promovem atividades relacionadas ao assunto visando à educação de seus pupilos.